IDSS - Ano Base 2021

Ano-base 2017 Ano-base 2018 Ano-base 2019 Ano-base 2020 Ano-base 2021 Ano-base 2022

Unimed Teresina atinge maior pontuação do Piauí no IDSS


A Unimed Teresina conquistou, pelo segundo ano consecutivo, a maior nota do Piauí no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), ano-base 2021. A cooperativa de plano de saúde ficou com o melhor resultado entre os planos de saúde registrados no estado, 0,7569, onde 1,0 é a nota máxima. 

De acordo com a gerente de Provimento à Saúde da Unimed Teresina, Nayra Portela, o resultado faz parte do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar da ANS que avalia a qualidade do serviço prestado aos beneficiários. “O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) traduz o resultado das avaliações das operadoras de planos de saúde, por meio de um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões”, exprime.

A avaliação consegue avaliar e aprimorar o desempenho das operadoras de planos de saúde nas seguintes dimensões: Qualidade e Atenção à Saúde, que avalia o conjunto de ações que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários; Garantia de Acesso, que mede as condições que possibilitam o acesso aos serviços abrangendo a oferta de rede prestadora; Gestão de Processos e Regulação, que afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

Outra dimensão avaliada é a Sustentabilidade no Mercado. A Unimed Teresina atingiu nota máxima nessa categoria (1,0), que considera seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.

Ainda segundo a Nayra Portela, o resultado é de extrema importância para melhorar ainda mais o cuidado com cada beneficiário da Unimed Teresina. “O IDSS auxilia a operadora a aprimorar continuamente seus processos e assistência ao cliente, oferecendo subsídios para a melhoria da gestão e das ações regulatórias da ANS. Além de promover maior poder de escolha para o beneficiário”, afirma.

Na avaliação do ano-base 2021, a Unimed Teresina aparece com a maior nota do Piauí (0,7569), apresentando um crescimento de 2,8%, acima do resultado anterior, ano-base 2020, que foi 0,7362.

Todos os resultados das operadoras de plano de saúde estão disponíveis  no site oficial da ANS, no link https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras/qualificacao-ans

TI Unimed Teresina