Últimas Notícias

Unimed Teresina participa de debates sobre Saúde Suplementar no 11º COMEDJUS

06 de Setembro de 2024

A Unimed Teresina, representada pelo presidente da cooperativa, Dr. Newton Nunes (CRM 377), participou do 11º Congresso Brasileiro Médico Jurídico da Saúde (COMEDJUS), entre os dias 3 e 5 de setembro, em Brasília-DF. O evento teve como presidente o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Professor, Mestre e Doutor em Direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha, André Mendonça.

O congresso apresentou temas urgentes e controversos das áreas jurídica e médica que envolvem o exercício da medicina, a prestação dos serviços de saúde, a judicialização de procedimentos assistenciais de saúde e o direito brasileiro, além de evidenciar tomadas de decisões judiciais e administrativas relevantes no meio.

O Presidente da Unimed Nacional, Luiz Paulo Tostes Coimbra, esteve presente e foi expositor do painel temático "Saúde em Números, Panorama do Setor e Modelos de Verticalização". Já o Presidente da Unimed Teresina, Presidente da Unimed Federação Piauí e Presidente do Colégio Brasileiro dos Executivos em Saúde, Newton Nunes, ministrou palestra com o tema "Transtorno do Espectro Autista - TEA, cobertura de tratamentos e os planos de saúde, diagnósticos, laudos e validação".

Para o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), o médico Ítalo Costa Sales, o tema apresentado pelo presidente da Unimed Teresina no COMEDJUS é bastante atual e trata de um desafio para a saúde suplementar. “Os custos das terapias para os pacientes com transtornos do espectro autista estão superiores aos tratamentos oncológicos. É importante que se crie fluxos organizados e ordenados para que não comprometa somente um lado, que é a operadora do plano de saúde. É necessário encontrar um equilíbrio no sentido de oferecer um atendimento satisfatório para a população e manter a sustentabilidade financeira das operadoras em saúde", pontuou Costa.

Já Carolina Godoy Leitte Villaça, Defensora Pública da União, destacou que a exposição de Newton Nunes apresentou a visão das operadoras e dos planos, trazendo a necessidade de mais aproximação e debate deste assunto. “Hoje o que mais se discute em saúde suplementar é o cancelamento bilateral dos planos em função da onerosidade e que muitas vezes está relacionado ao tratamento do TEA.", apon.

O desembargador do TJ-BA, Mário Albiani Júnior, também elogiou a exposição de Newton Nunes. "Foi uma exposição muito bem posta. Contudo, precisamos realizar uma política estruturante no que se refere à saúde suplementar que fomente o diálogo entre as operadoras de plano de saúde e também os consumidores. Muitas coisas que foram colocadas podem ser resolvidas através do diálogo, sobretudo de uma ação interinstitucional envolvendo, inclusive, o Poder Judiciário como o próprio Fonajus, que tem buscado através da resolução recente para solução de conflitos", relatou o desembargador.

TI Unimed Teresina - Recursos Próprios